Os desafios do empreendedorismo feminino

O espaço das mulheres no cenário do empreendedorismo vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos. Mas nem tudo são flores, né? Conheça alguns desafios recorrentes e como superá-los.

A onda empreendedora que atingiu o Brasil nos últimos anos levou mulheres de todos os cantos a ocupar espaços nas empresas que antes eram dominados por homens. Nós, empoderadas, começamos a por nossas ideias em prática e atingir sucesso no mundo dos negócios.

Ainda assim, os desafios encontrados no caminho até o sucesso são diversos.

Devido ao cenário ser historicamente ocupado por homens, encontramos obstáculos nos preconceitos diários. As relações dentro das organizações – seja com um subalterno, um colega ou um chefe – tendem a ser delicadas, pois às vezes um ou ambos os lados se sentem ameaçados por esta diferença de gênero. Por isso, é preciso estarmos preparadas para esta divergência e termos sensatez e empatia para lidar com ela.

Empreendedorismo não é brincadeira; ser mulher também não
Empreendedorismo não é brincadeira; ser mulher também não

Outra dificuldade que pode encontrar na jornada ao empreendedorismo é a da autoconfiança. A falta dela é uma característica que pode ser nutrida na nossa cabeça pela ideia de que a única função da mulher é cuidar da casa e dos filhos. E sabemos que não é bem assim. É necessário que tenhamos fé e paciência, demos um passo de cada vez e não desistamos dos nossos objetivos.

Ainda assim, algumas de nós de fato cuidam da casa e dos filhos ao mesmo tempo em que empreendem e lidar com o tempo pode ser um problema cabeludo. Organizar as atividades diárias, os compromissos, o tempo de descanso e o tempo com a família é um desafio ainda mais complicado para quem trabalha fora. A dica é separar: se dedicar ao trabalho no trabalho e à família em casa, impondo-se limites para otimizar o aproveitamento do seu tempo.

Para mais dicas conheça o blog Empreendedorismo Rosa, voltado para mulheres que vivem ou que estão começando a viver neste cenário.

Aposte em você mesma
Aposte em você mesma

Se você tem aquela ideia que acha que pode se tornar a raiz de um empreendimento, não deixe de tentar. A coragem de arriscar é a sua melhor amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *