Espalhe nossa essência brasileira: descobrimento do Brasil

O marco mais importante da história do Brasil, foi o descobrimento e nós buscamos algumas curiosidades para deixar este acontecimento mais com a nossa cara.

Brasil em festa desde sempre: Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, os índios ao invés de atacarem , os recepcionaram com uma dança. Está explicado o porque nós brasileiros adoramos uma festinha.

sta-cena-india

A primeira visita dos gringos ao Brasil, foi antes de 1500? Há historiadores que garantem que a primeira vez que europeus pisaram em terras brasileiras, na verdade, foi em 1498, Duarte Pacheco Pereira, nomeado Cavaleiro da Casa Real, teria vindo aqui anteriormente, em viagem secreta.

sta-cena-caravelas

Dom Pedro II morreu deitado em cima de um travesseiro, que ele havia enchido de terra do solo brasileiro. Esse sim, tinha amor a pátria mesmo, e certamente um baita torcicolo!

O nome completo de D. Pedro I era: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de bragança e Bourbon? Duvidamos que até mesmo ele, soubesse seu nome completo.

Existia uma rivalidade indígena por aqui, com a chegada dos europeus?Duas nações indígenas ocupavam o litoral baiano quando os portugueses chegaram ao Brasil: os tupiniquins e os tupinambás. Enquanto os tupiniquins apoiaram os portugueses durante a colonização, os tupinambás davam apoio aos franceses, que tentaram tomar o território algumas vezes. Quase falamos Bonjour ao invés de Bom dia!

Tiradentes nunca usou barba! E que, além de dentista, ele foi alferes, engenheiro, minerador e até tropeiro! Como a gente se engana com as pessoas, nean? Multifacetário o danado.

Muitos escravos compravam sua liberdade trabalhando como vendedores? Em 1750, uma carta de alforria chegava a custar 150 mil réis, preço maior do que o de uma residência simples, que custava 120 mil.

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte. Bravoooo!! Mulheres no comando desde cedo!

Os cavalos da famosa obra “O Grito do Ipiranga”, na verdade eram jumentos. Mas para deixar o ato histórico e as imagens, um tanto quanto, mais imponentes, eles substituíram os animais. Mais uma prova de que imagem é tudo sim!

A reação da nobreza na Proclamação da República foi a seguinte, Tereza Cristina chorou ininterruptamente, Isabel ficou relativamente muda por um longo intervalo de tempo e Dom Pedro II entoava constantemente que todos estavam literalmente loucos. Gritaria babado e confusão, já rolava aqui naquela época!

Dom Pedro I, teve que pagar à Portugal mais de 2,000,000 de libras, pela nossa independência? Valeu aí Dom, pelo investimento!

Dom Pedro I enfrentou uma baita crise de dor de barriga no dia em que proclamou a Independência do Brasil? Ele não parou próximo das margens do Rio Ipiranga, por ser um belo palco para um marco histórico, mas sim por ele estar com piriri, assim ali seria um ótimo lugar para que ele pudesse “evacuar” tranquilamente. Por que nem tudo são glórias!

sta-cena-india-fashion

É incrível ficarmos por dentro de tantas coisas não expostas nas principais histórias, não é mesmo?! Cada detalhe de tudo isso faz com que nosso país seja algo único e extraordinário.

E você já espalhou toda essa brasilidade por aí hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *