5 alimentos “mágicos” que você precisa conhecer

22-06

Você sabia que existem alimentos “mágicos”? Não, não estamos falando dos feijões do João e o Pé de Feijão, mas existem alguns alimentos que você compra uma vez e pode replantar eternamente.

Faça a sua hortinha em casa e reaproveite tudo. Por exemplo, as cascas de frutas que iam para o lixo podem virar adubo e deixar os nossas alimentos ainda mais mágicos. Em tempos de economia e consciência sustentável, vale a pena conferir e colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.

1- Cebolinha
Na hora de cortar a cebolinha, retire a parte branca com um pedacinho da parte verde e coloque em um copo d’água. Deixe o copo com a cebolinha em um local ensolarado e troque a água todos os dias. Em pouco tempo, você terá novas cebolinhas para reutilizar. Faça sempre o mesmo procedimento. Se tiver a sua hortinha, plante os novos brotos na terra e nunca mais precise comprar cebolinha.

Replante a cebolinha e tenha para dividir com a vizinhança
Replante a cebolinha e tenha para dividir com a vizinhança

2- Manjericão
Um dos temperos mais saborosos é o manjericão, e para você replantar basta separar cerca de três ou quatro pares de hastes, corte cerca de 10 ou 15cm. Escolha as mais bonitas, retire as folhas e flores da parte de baixo e deixe as de cima. Coloque em um copo com água até a metade e deixe em um local ensolarado. Troque a água a cada dois dias. Quando as raízes crescerem cerca de 2 cm é hora de plantar e ser feliz!

Ôh tempero cheiroso e eterno
Ôh tempero cheiroso e eterno

3- Alecrim
O processo inicial é o mesmo do manjericão, porém, quando as raízes crescerem é preciso plantar as mudinhas em vasinhos com furo em baixo para poder drenar a água. A mistura de terra do vaso deve ser ⅔ de areia grossa e ⅓ de terra musgo. O alecrim não gosta de muita água então não regue-o demais. Corte os galinhos que precisar e repita sempre os procedimentos.

Alecrim, alecrim dourado... agora no seu jardim
Alecrim, alecrim dourado… agora no seu jardim

4- Cebola
Outro na lista dos alimentos mágicos e eternos é a cebola. Pegue a cabeça da cebola que seria descartada e faça o mesmo procedimento da cebolinha. Depois de surgirem as hastes, plante em um vaso com terra de qualidade ou no quintal de casa.

A cebola é um dos alimentos "mágicos"
A cebola é um dos alimentos “mágicos”

5- Aipo ou salsão
O aipo, também conhecido como salsão, é um dos alimentos mais procurados para sopas de regimes. Pra replantar, basta cortar cerca de 5cm no talo e coloca em uma vasilha ou copo com água e troque a água sempre, além disso, umedeça a parte de cima da planta todos os dias. Aos poucos vão nascer folhas amarelas no centro do talo e depois ficarão verdes, depois de 5 ou 7 dias está na hora de plantar a muda em um vaso com furos em baixo para drenar a água.

O aipo é um item queridinho em sopas e também pode ser replantado
O aipo é um item queridinho em sopas e também pode ser replantado

BÔNUS
Alho
O jeito mais fácil de reaproveitar o alho é criando novos sabores. Ao invés de ter novos dentes de alho, você pode criar novas folhas e colocar em seus alimentos. Basta deixar os dentes de alho mergulhados em um copo com água e deixar as hastes nascerem. Lembre de trocar a água sempre.

Novos sabores com as hastes do alho
Novos sabores com as hastes do alho

Cenoura
O mesmo acontece com a cenoura. Neste caso é só colocar a parte e cima em água e deixar as folhas nasceram. Use as folhinhas de cenoura (super nutritivas) em caldos e sopas!

E a cenoura completa nossa lista dos alimentos
E a cenoura completa nossa lista dos alimentos

Fonte: SOS Solteiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *